27/11/2011

Medo

O medo pode gerar várias reações. Algumas pessoas ficam paralisadas, outras tomam decisões impulsivamente, outras avançam, se defendem tomadas pelo escuro de uma situação que às vezes é inexistente. A verdade é que o medo nem sempre é ruim, ele pode também nos proteger, nos preservar, evitar que a gente pule naquele precipício imenso. Ele pode nos estimular para nos prepararmos melhor para os desafios, de respeitar as dificuldades e encarar de frente a vida com mais segurança, esse é o medo bom, que nos faz crescer.

De certa forma, o medo sempre foi meu companheiro, e em alguns momentos ele foi bastante útil para me fortalecer, em outras ele foi suficientemente forte para me travar.

O problema é quando o medo toma conta, quando antecipa uma situação de fracasso, quando nos deixa perfeita vítima do lobo, esperando apenas pelo ataque. Esse medo ruim esteve presente comigo esses dias, na forma de uma angústia, de uma sensação de impotência tremenda.

Escrevi para uma amiga muito espiritualizada falando do meu problema e pedindo uma oração para me apresentar uma solução, e ela me perguntou: Quem é que manda em você? Seus problemas ou seu Deus? e eu não soube responder...apenas respondi: obrigada pelo carinho.

O fato é que esse fim de semana me deparei com vários tipos de medo: de fracassar (o meu), de perder a vida (o de uma amiga que está doente), de ficar sozinha (de uma conhecida que recentemente se separou), de se perder no vício (de uma pessoa próxima que está se recuperando das drogas). Percebi que cada uma dessas pessoas, inclusive eu, está ali, lutando para dar um baile nesse medo e se tornar mais forte com tudo isso.

Todo dia a gente se reinventa, e quanto mais a gente encara os entraves de frente, mais a gente ganha força, mais a gente vence o medo, mais a gente ganha fé!

Quem é que manda em você? Seus problemas ou seu Deus? espero de uma próxima vez ter essa resposta na ponta da língua!







Nenhum comentário: